Primeiramente é feito todo o processo de metrologia, igual o realizado no cabeçote e em outras partes do motor, para se determinar o desgaste e qual sobre medida será determinada. Nesse caso é necessário retificar e abrir os diâmetros para as sobre medidas com o objetivo de receber um novo conjunto com as tolerâncias dimensionais iguais as originais.

DOWNLOADS
Retífica de Bloco
O bloco é o maior componente do motor. É a peça de maior massa e volume de metal. É no bloco do motor que estão montados o conjunto pistão, biela e virabrequim.
Com o tempo de funcionamento, alta quilometragem ou por aquecimento e falta de lubrificação este componente pode sofrer desgaste, necessitando de um processo de retífica.
Os cilindros são partes integrantes do bloco do motor e servem de espaço para receber o volume da mistura carburante de ar mais combustível. Os pistões trabalham dentro dos cilindros em um ciclo contínuo de sobe e desce. Os anéis de segmento envolvem o pistão e em todo ciclo raspam a parede do cilindro.
Com o desgaste natural a tendência dos anéis, juntamente com os cilindros, é de que ocorra um folga entre esses componentes, permitindo o escape da compressão para o cárter ou o óleo, que é esguichado nos cilindros, que passe também pelos anéis e queime junto com a mistura carburante.

Para isso, o bloco é colocado em uma máquina de usinagem e uma ferramenta de corte usina os diâmetros do furo e logo após realiza o brunimento. No passo seguinte o bloco é submetido a retífica de mancais, se necessário, e depois passa por um banho químico e pintura.

Algumas das etapas da Retífica do Bloco
- Banho Químico
- Alinhamento dos Mancais
- Retificar Cilindros
- Brunimento
- Encamisamento
- Plaina de Superfície
- Substituição de Selos
- Solda