
DOWNLOADS

Retífica de Virabrequim
O virabrequim é o principal eixo do motor. É o eixo com formato de manivelas que recebe o movimento alternativo de sobe e desce do pistão e o transforma em movimento rotativo gerando velocidade e torque.
O eixo é composto de munhões, que são as partes do eixo que se acoplam com o bloco, e os moentes que são acoplados as bielas com suas respectivas capas.
No seu funcionamento tanto os munhões como os moentes tendem a se desgastarem. Logicamente que as bronzinas, por possuírem um material mais mole, desgastam primeiro, mas em alguns casos acabam por retirar material também do virabrequim, biela e capas.
Com isso o principal eixo do motor precisa sofrer o processo de retífica. Geralmente um jogo de bronzinas ou casquilhos são montados com uma sobre medida e certamente tanto os munhões como os moentes são usinados para melhor se encaixarem no conjunto mecânico.


Algumas das etapas da Retífica do Virabrequim
- Teste de Trinca
- Banho Químico
- Retífica de Colos (Mancais e Bielas)
- Balanceamento
- Polimento
- Enchimento e Nitretação